Os textos publicados nesse blog tem por base a opinião do escritor e textos e imagens relacionados encontrados na internet.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Curiosidade - É proibido andar no corredor?

Nas grandes cidades, como São Paulo, é comum ver os motociclistas circularem pelos espaços entre os carros, os famosos corredores de trânsito, muitos dizem que isso é proibido, outros que não, mas a final, é ou não é proibido andar no corredor de moto?


O que rege as regras de circulação de veículos, inclusive as motocicletas é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), havia nele antigamente o artigo 56, que proibia expressamente as motos de circularem nos corredores formados pelos carros, mas esse artigo foi vetado na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso, desde então não é mais proibido circular de moto nos corredores.

Outros projetos de lei já apareceram para fazer valer novamente o artigo 56 do CTB, mas nenhum deles entrou em vigor, mesmo porque, imaginem o caótico trânsito de São Paulo com as motos circulando como carros, uma atrás da outra, seria o dobro de trânsito, no mínimo, ou seja, algo impossível de aceitar. Não é só isso, imagine você pedindo uma pizza num sábado de noite, e ela chegar depois de duas horas porque o motociclista pegou trânsito, complicado né?

A saída criada para melhorar a condição em lugares mais movimentados e apertados foi a criação de motofaixas, que servem para transito exclusivo de motocicletas, elas funcionam como o corredor de ônibus, nesses locais, as motocicletas devem transitar dentro da faixa, exceto quando precisarem sair para entrar em ruas paralelas, um exemplo dessa motofaixa é a que foi criada na rua Vergueiro, na zona sul de São Paulo.


E as mudanças de faixa no meio do trânsito? Muitos motoristas ficam bravos quando vão mudar de faixa e não conseguem porque há motos passando no corredor, o que fazer? Esse é o mesmo caso de quando você está em uma rua e vai entrar em uma avenida movimentada e de fluxo rápido, como a marginal, você espera por um momento seguro para entrar sem causar acidente, ou quando um motorista te dá passagem, a mudança de faixa é a mesma coisa, trata-se de um bom senso do motorista de esperar as motos passarem, e também do motociclista de dar a passagem quando possível. Acreditem, tem motociclistas que dão passagem sim para os carros mudarem de faixa, eu mesmo faço isso, quando possível é claro, não adianta esperar que um motociclista pare o corredor em plena expressa da marginal para alguém passar.

Posts relacionados:
É proibido andar com a viseira aberta?
Criança na garupa, só a partir dos 7 anos
No corredor, olhe para frente!!!
Ventos laterais e frontais, como reagir?

É isso aí pessoal, fica mais uma curiosidade a favor do bom senso no trânsito.

Boa leitura,

Palavras chave:
Moto - corredor - lei de trânsito - moto-faixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário